domingo, novembro 21, 2004

Mais do mesmo.

Atrevimento mexer numa belissima imagem da Sara Agudo...Gosto muito desta composição. Sem querer ser sobranceiro, os meus parabéns.

O que a máquina viu #2

A ideia é mostrar que o material captado pela máquina, nem sempre se apresenta na sua melhor "embalagem" e que não deve ser por isso que devemos subestimar as nossas potencialidades "fotográficas".
Algum tratamento, permite obter resultados que estarão mais de acordo com a ideia que esteve na origem da toma fotográfica.
Nas fotos da nossa colega Rosa Santos, reparei que esta tinha um elemento (a árvore) que poderia ajudar a destacar o resto da foto.
Também aqui foi utilizado o tratamento de imagem explicado neste blog.

NOTA: Este, ou qualquer outro tratamento, pode ajudar a melhorar a imagem, mas nunca fará por si só da imagem final, uma grande fotografia. Essa, a grande fotografia, dependerá sempre do fotógrafo.

Esta a imagem que a máquina dela "viu".


http://fotojornalismo.do.sapo.pt/belinha.html

Após uma viagem ao farolitumeu tomei a liberdade, utilizando a técnica que demonstrei aqui neste blog, de dar uma tonalidadezinha a uma das fotografias da Isabel.

sábado, novembro 20, 2004

Algures perdido na ria. Dão-se rebuçados a quem me disser o que foi manipulado...

Fotocolagens

Foi com enorme prazer que me deram a descobrir uma forma de ver a fotografia, como eu até aqui não conhecia. A propósito do livro de Christine Burril - Fotocolagens, fui "apresentado" a David Hockney . Para além da pintura, este artista plástico, desenvolveu no inicio da década de 80 a técnica da fotocolagem. Os trabalhos são compostos a partir de dezenas de fotografias tiradas e posteriormente montadas de forma a que o trabalho final resulta, muito próximo da abordagem cubista, criada por Picasso na pintura.

quarta-feira, novembro 17, 2004

Manipulação da cor #8

Mas basta reduzir, neste caso o Fill, para cerca de 40% e todos os tons, anteriormente esbatidos da fotografia, aparecem a ganhar uma nova vida. Os diferentes comandos podem ser utilizados com diferentes propósitos. Deverão ser experimentados e analisados os seus resultados.
Boa sorte.
Se alguém tiver alguma duvida no processo, diga.
Haverá gente para ajudar.

Manipulação da cor #7

Pelo que nos traz aqui, o tratamento que costumo dar às minhas imagens, quando não me agradam as tonalidades nelas presentes, utilizo o comando HARDMIX.
Este comando, aplicado com 100% de Opacity e 100% de Fill, resultará na imagem seguinte:

Manipulação da cor #6

É chegada a altura de manipular a cor. Um layer, uma camada, poderá ser aplicado de diversas formas em cima da imagem original - background. Neste menu se descrevem todas as que implicam alterações de luz, cor e contraste. Aconselho uma experimentação por todas elas. Se repararem do lado direito da janela dos layers, encontram-se dois outros comandos: Opacity e Fill. Dependendo do comando escolhido, experimentem o impacto na imagem ao dar valores diferentes (%) em cada uma destas janelas.

Manipulação da cor #5

Dos comandos assim aplicados resultará a seguinte imagem:

Manipulação da cor #4

Este comando, o Desaturate, como o próprio nome diz, dessatura, retira toda a cor da imagem. De imediato, vamos ainda ao mesmo menu - Image, mas desta vez vamos seleccionar o comando Invert (CTRL+I). A imagem irá virará um negativo a preto e branco.

Manipulação da cor #3

Com este layer seleccionado, vamos ao menu image e escolhemos a opcção Adjustments e depois Desaturate

Manipulação da cor #2

Utilizando o PHOTOSHOP CS, e logo após abrir o ficheiro, duplicamos o layer, utilizando as teclas CTRL+J. Irá aparecer no menu Layers (na imagem à direita), um layer com o nome background copy.

Manipulação da cor #1

Fazendo aqui, apenas uma ligeira abordagem a uma das muitas formas de manipulação das imagens - a manipulação da cor, passo a apresentar os passos que poderão ajudar a dar uma maior vida a fotografias que nem sempre se mostram como nós imaginámos poderiam acontecer. No post anterior, mostrei a imagem tratada a partir deste original. Como podem ver, falta nesta foto a cor que o traço das redes sugere.

Que pena que não chove...

A chuva tem destas coisas!
Não é como o Natal, que é sempre que um Homem quiser...
Na sua falta, vamos-nos "enredando" e entretendo com as outras chuvas.


quarta-feira, novembro 10, 2004

Em Drave no verão


Em Drave no verão (vejam o trabalho da Ana Claro em http://fotojornalismo.do.sapo.pt/anaclaro.html), metam pelo rio a dentro. Façam-se acompanhar de amigos capazes de se deleitarem com a mesa posta pela natureza, o prato do dia é sempre o mesmo. Um repasto para todos os sentidos. O vento quente que sopra no vale profundo é compensado pelas lagoas de águas cristalinas que convidam imediatamente ao banho. No regresso, não deixem nada que denuncie a vossa presença...

terça-feira, novembro 09, 2004

Colocar imagens no blog #5


Reparem ainda no espaço do canto inferior direito. (na imagem é o rectângulo branco). Aqui poderão colocar o texto que pretendem que acompanhe a imagem que escolheram do lado esquerdo. Escrevam aqui o texto e de seguida cliquem no botão "publish". De imediato irá abrir-se o o vosso blog com estas alterações. Se precisarem de editar alguma informação, vão ao editor do blog e corrijam o texto, ou apaguem alguma entrada que entendam estar a mais. Façam um post das dúvidas.... e boa sorte. Posted by Hello

Colocar imagens no blog #4


Entrarão então na janela do BloggerBot. Nesta janela têm três botões no canto superior esquerdo: "Send Pictures", "Send Recent" e "Settings". O primeiro serve para efectuar envio directo de imagens como explicado no post anterior. O segundo serve para enviar imagens que já se encontram seleccionadas nesta janela e o terceiro permite-vos configurar o tamanho das imagens que vocês com que querem que apareçam no blog. Entrem e experimentem e muito intuitivo. Posted by Hello

Colocar imagens no blog #3


Logo após escolherem a imagem, aparece-vos este ecran e nele vocês selecionam para onde querem enviar as imagens (este programa pode ser partilhado com amigos e enviar as fotos para eles). Escolham BloggerBot. Posted by Hello

Colocar imagens no blog #2


Para enviar uma imagem para o blog, façam da seguinte maneira:
1-Cliquem no menu send pictures, e logo de seguida aparece uma janela a perguntar se queremos utilizar o picasa ou o explorer do windows. Usem o explorer e indiquem a imagem que querem colocar no blog.

Colocar imagens no blog #1


Uma vez que o Blogger não deixa colocar imagens directamente, o meu conselho é fazer o seguinte:
Ir a e seguir as instruções para instalar o "hello from picasa". Vejam as instruções que se encontram lá, sobretudo todas as que dizem respeito à ligação entre o "Hello" e o blogger.
Depois do programa instalado, abram e configurem o acesso ao blogger, via opção Bloggerbot. é muito simples, sigam as instruções.


Posted by Hello

segunda-feira, novembro 08, 2004


Finalmente, ao vivo e a cores, a imagem do nosso (des)contentamento.... Posted by Hello


Não resisto a um PdS!  Posted by Hello


"O que queres ser quando fores grande?"
Fiz uma abordagem completamente diferente ao problema da colocação das imagens nos blogs!
Fui ver no help do BLOGGER o que ele dizia sobre o assunto.
Então não é que estes rapazes já pensaram no problema???
Têm uma solução. Vão a http://www.hello.com/how_bloggerbot_works.php, façam o download da aplicação que eles lá têm e depois é só carregar imagens. Não se preocupem com o tamanho das imagens que esta aplicação trata tudo sózinho.

De início era a... Luz


Isto até parece fogo de artifácio em honra de S. Benefício!!
Nestas coisas das novas tecnologias, só saberemos falar delas, no dia em que as começamos a usar... Não era minha intenção "blogar".
A culpa é do Professor e do Camani.
Ainda um dia hei-de para de rir...